Bem vindos!

...............
Mensagens

A HERANÇA DOS ANTIGOS POETAS EVANGELICOS

Bom seria que o salmista Davi pudesse escrever este ensaio. Teríamos nele, então, o próprio lirismo de Deus, sublimente extravasado; seríamos concientizados do justo valor da nossa poesia, e Davi certamente nos ensinaria a fazê-la melhor.
Pois ninguém mais sábio e mais investido de autoridade do que o salmista Davi, aquele ágil paciente e corajoso pastorzinho, que junto ao rebanho e na solidão do campo compunha poemas de louvor a Deus; aquele sublime adolescente, de belo semblante e prudentes palavras, que tangendo a sua harpa aliviava as perturbações de espírito de um rei (1 Sm 16. 14,23); aquele iluminado das alturas que, tocado pelo próprio hálito de Deus, compôs os mais belos cânticos religiosos conhecidos, os Salmos.
Mas o salmista e sua harpa há muito foram convocados para as religiões liricamente ocupadas pela majestade de Cristo.
Sendo a poesia o assunto deste ensaio, devo lembrar que, para a grande maioria dos evangélicos, poesia é aquele sentimento elevado e comovente que há nas palavras de um declamador que, em pleno culto e diante da igreja, recita o seu eloquente poema, repleto de belas e inspirações imagens, obrigatoriamente composto em linguagem simples,desenvolvendo um conhecido tema da Bíblia, seja ele histórico, doutrinário, biográfico ou simplesmente lírico.
Nossos primeiros poetas foram produtos de tal concepção, e por isso produziram uma poesia que, considerada para fins de enriquecimento do panorama da poesia brasileira, quase nada representou, por alguns fatores que a desqualificaram. Porém, considerada para fins de ação evangelística, o seu mérito é digno de ser destacado, pois foi entre pregadores do evangelho que essa poesia floresceu.
Se considerarmos poeta aquele indivíduo capaz de desentranhar o sentimento do belo que há escondido nas palavras, na mutidão que caminha, nos grandes propósitos, nas dificuldades, no sofrimento, na esperança, no amor, não serão a harpa cristã, o cantor cristão e o hinário para culto cristão verdadeiros florilégios do que de mais belo, rico e inspirativo produziram nossos primeiros poetas evangélicos?
Nesses hinários, as muitas vozes em uníssono louvam as múltiplas e grandes maravilhas do Senhor.
...Aos que compõem o novo quadro da poesia evangélica em nosso país,especialmente aos jovens, sei que são muitos, mas quase todos se mantêm anônimos, dispersos nesse imenso país, devem continuar a produzir a poesia evangélica, inspirados em um evangelho amplamente alicerçado na simplicidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Everson Russo disse...

A melhor herança que se pode ter é Deus no coração,,,,beijos de bom dia.

Everson Russo disse...

Um beijo carinhoso de bom dia pra ti amiga.