Bem vindos!

...............
Mensagens

"Espectáculo de estrelas cadentes. As Perseidas são esta noite!”


Das chuvas de meteoros (as chuvas de meteoros são popularmente mais conhecidas por chuvas de estrelas. Esta denominação aparece pelo desconhecimento da origem dos traços originados pela entrada que um meteoro pode provocar na atmosfera), talvez a mais conhecida entre todas seja a das Perseidas, certamente por ocorrer numa época do ano em que a sua observação é fácil.
Esta chuva tem o seu nome derivado de que o seu radiante, ou seja, o seu ponto de origem parece provir da constelação Perseu, mais concretamente das proximidades da estrela gamma persei. Esta chuva é formada por meteoros rápidos, com velocidades de entrada na atmosfera de cerca de 59km/s e é provocada pela intersecção da órbita da Terra com a órbita do cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.
Este ano parece ser (mais uma vez), segundo várias estimativas um dos melhores anos para a chuva das Perseidas, e a Lua este ano não estará presente para atrapalhar porque põe-se logo a seguir ao Por do Sol. E que pôr do Sol teremos nesse dia! A seguir a nossa estrela temos Mercúrio, a Lua, Saturno Vénus e Marte, um belíssimo conjunto para um belo fim de tarde. O ponto máximo, ou o pico máximo desta chuva este ano irá ocorrer na noite de 12 para 13 logo que o radiante comece a subir no horizonte.
A média zenital esperada é de cerca de 50 meteoros (na sua maioria serão pequenos e ténues) por hora com velocidades de cerca de 61km/s. A constelação do Perseu começa a surgir no horizonte perto das 22:00 e perto da meia-noite já estará totalmente acima do horizonte.
  • Não precisa de nenhum equipamento especial para observar as chuvas de estrelas. Apenas é necessário que as condições climatológicas permitam ver o espectáculo. A previsão é de céu limpo portanto é de aproveitar.
  • A Lua não vai causar problemas este ano.
  • É natural que os amadores que observem um evento destes pela primeira vez, achem muito desanimador por conseguir ver poucos meteoros ou nenhum, mas este tipo de eventos requer paciência e persistência. Será necessário esperar que o radiante suba no horizonte para o número de meteoros aumentar. Não basta vir à rua, olhar para o céu durante cinco minutos e esperar ver de imediato alguma coisa. As palavras chave para uma noite de sucesso são: paciência e persistência.
  • O lugar de observação deve ser o mais afastado possível da poluição luminosa. O mais longe possível das cidades, porque quanto mais escuro for o céu mais meteoros ténues se poderão observar. Se pretende observar de sua casa, apague todas as luzes possíveis e espere cerca de 15 minutos para os seus olhos se ambientarem totalmente ao escuro.
  • Para que a observação seja confortável leve para o local uma cadeira de praia (espreguiçadeira) em que o encosto possa ficar inclinado, ou então um saco cama para poder ficar deitado. Quanto mais confortável estiver melhor será a experiência. Se a noite estiver fresca, não esquecer da roupa adicional para proteger do frio e da humidade.
  • Se quiser registar as suas observações, não se esqueça de levar papel e lápis (o lápis é importante porque as esferográficas tendem a não escrever se estiver deitado), uma lanterna de luz vermelha e / ou um gravador a pilhas.
  • Não tente focar a sua observação num objecto concreto, porque em pouco tempo perde o seu campo de visão alargado para ficar fixo num único objecto. Tente observar em direcções diferentes (se bem que, pela lei de Murphy verificará que os melhores meteoros vão sempre aparecer no local para onde não está a olha.


*Estou particularmente ansiosa, na noite passada visitei as janelas varias vezes a noite, mas o tempo fechado e frio me mandava dormir; Hoje ficarei de plantão, quem dera faltasse luz no bairro e tivesse uma destas noite lindas que costumamos ter, e que chova estrelas, pra cintilar meus sonhos e iluminar meus passos.
Um espetaculo magnífico que vale a pena assistir, e se você um sonhador, prepare a lista de pedidos, pra cada uma faça deseje no coração uma benção, uma forma de deixar esse momento ainda mais encantador.
Pesquisa na net, 

AstroPT
Astronomia Algarve




São tão pequenas
enfeitando meu sonhar
Em cada uma a esperança
pro meu coração encorajar
Se me encanta em seus trajetos
fico a desejar...
que descreva o caminho
seguindo com o olhar
tens liberdade de riscar o céu
livre rodopia pelo ar
se eu fosse tu então
sabia por onde andar
atravessaria o mar
e a outra luz abraçar
estrela amiga ligeira diz a ele
pra me amar.
*
valvesta

8 comentários:

Mgomes - Santa Cruz disse...

Oi Amiga: lindissimo adorei sempre tive um fraquinho por astrologia, mas nunca estudei esse ramo apenas gosto de ler sobre o assunto e ver.
Um beijo
Santa Cruz

Vozes de Minha Alma disse...

Oi Val, como sempre tua estrela está\ brilhando.
Vemos quanta beleza está no universo e poucos dão tamanha importância como fazes tu.
Um beijo em teu coração, um abraço.

Vozes de Minha Alma disse...

Oi Val, como sempre tua estrela está\ brilhando.
Vemos quanta beleza está no universo e poucos dão tamanha importância como fazes tu.
Um beijo em teu coração, um abraço.

Imagem e Poesia disse...

Adoro as estrelas cadentes e sempre faço pedidos a elas...
Teu poema está o máximo! Amei!
Beijinhos
Ceiça

Daniel Costa disse...

Valvesta

Quando me deixaste um
comentário, procurei retribuir mas encontrei o blog, fechado a comentários.
Voltei hoje, em boa hora o fiz. Embora não seja estudioso de fenómenos celestes, aprecio ler textos alusivos, como agora o fiz.
Depois gostei do poema, está escrito muito a meu gosto.
Abraço

helen ps disse...

Olá, Valquiria, agradeço a participação no Lotusflorescente. Seja sempre bem-vinda.
Espero poder ver este espetáculo aqui ao sul do Equador, será?
Tudo o que vem do céu nos encanta, deve ser saudade do futuro...

PAZ e LUZ

Everson Russo disse...

Espetaculos da vida e do amor da existencia...beijos de otimo final de semana...

legalmente loira... disse...

querida val,
Inventamos nosso proprio palco para representar no nosso maior espetáculo, nossa VIDA!!

Beijos....otimo final de semana....