Bem vindos!

...............
Mensagens

Alho e seus beneficios.














 






# # # # # # # #




Medicina popular
 
alhoHá muito tempo que o alho vem sendo utilizado, não só na culinária, como tempero que garante um sabor especial, mas também em tratamentos de diversos males corporais. Sociedades antigas, no Egito, Grécia e Índia, já o empregavam em fórmulas medicinais. Na idade Média, era considerado tão poderoso, que a cultura popular consagrou o seu uso, pendurado em réstias pelas paredes, como uma verdadeira arma para proteger as casas de visitas indesejáveis de vampiros.
Crendices à parte, as pesquisas modernas endossam o que os antigos, em sua sabedoria aplicavam no dia-a-dia: o alho tem efeitos benéficos comprovados. Funciona como antitérmico e expectorante natural, sendo amplamente utilizado em casos de bronquite e asma.
Em cortes ou lesões na pele, funciona como antisséptico; seu poder é superior ao do álcool a 90º.

Embora o sabor do dente de alho puro nem sempre agrade ao paladar, age como desinfetante na boca, estimulando diversas funções, entre elas a secreção salivar e a de suco gástrico. ’’O alho aumenta o apetite, regula a digestão e combate as fermentações pútridas do intestino’’.
Chás feitos com a folha do alho combate a diarréia, colites e parasitoses intestinais.
Efeitos Benéficos
Se a importância do alimento para o bom funcionamento do aparelho digestivo é indiscutível, no campo da medicina cardiovascular, suas propriedades são ainda mais evidentes. ‘‘O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que se transforma em alicina, princípio ativo antisséptico e eficaz no tratamento de doenças coronarianas’’. Sua ação no aparelho circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmão e cérebro.
As tromboses são conseqüência de coágulos sanguíneos que se formam e se desprendem podendo criar bloqueios no fluxo. E o alho tem justamente a propriedade de diminuir a agregação plaquetária e a quantidade de fibrinogênio. Igualmente importante é a sua capacidade de baixar a pressão arterial, o nível do mau colesterol e dos triglicerídeos. Por isso, o consumo de um dente de alho, 3 vezes ao dia é recomendado pelos médicos, principalmente para pessoas que estão no grupo de grande risco para o infarto, como diabéticos, hipertensas, obesas, com hipertireoidismo e que costumam exceder-se no tabagismo e bebidas alcoólicas.
O consumo de 3 dentes de alho por dia diminui o LDL, que é a lipoproteína que transporta colesterol para os tecidos. Nos diabéticos, a ingestão regular ajuda a controlar o nível de glicose.
Para a saúde, a melhor forma de consumir o alho é cru mesmo. Frito ou cozido, porém, ainda conserva propriedades medicinais. Para conseguir uma ação preventiva e curativa, é preciso incluí-lo na rotina diária. ‘‘Ao tomar uma sopa, comer uma salada ou pão, aproveite e jogue pedacinhos de alho cru por cima’’. O ideal é ingerir, além de 3 dentes de alho ao dia, uma ou duas cebolas cruas, aí então, o remédio estará completo. Tanto o alho como a cebola são ricos no mineral germânio, antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres. Mas, nada de exagero no consumo, para não causar irritações gástricas.
Quando há equilíbrio interno no organismo, os reflexos manifestam-se logo no visual. E o uso freqüente do alho, na dosagem recomendada pelos médicos, promove uma reorganização no funcionamento dos órgãos que acaba se refletindo na aparência externa. Uma vez que o alho fortalece as paredes das capilares e artérias, melhorando a circulação sanguínea, este movimento de dentro-para-fora, manifesta-se através de uma pele luminosa, com mais tônus e elasticidade. Toda a área periférica da pele passa a ser melhor irrigada e, portanto, ganha um aspecto mais saudável e bonito.
Dicas Para Aproveitar O Alho
1. É comum, após o consumo de alho, uma halitose característica. Para conseguir comer um belo filé ao alho, por exemplo, sem deixar rastros, uma ótima dica é ingerir suco de limão ou laranja logo a seguir. Mastigar por algum tempo alface, salsa, aipo, erva-doce, grãos de coentro e casca de maçã também solucionam esse incômodo.
2. Uma receita caseira que ajuda a dilatar as vias aéreas superiores e permite respirar melhor: coloque 3 dentes de alho numa xícara de chá fervendo e faça inalação. É ótimo também para aliviar dores de garganta, faringites e amigdalites.
3. Para acabar com a gripe, pegue um dente de alho e corte em quatro pedaços. Deixe tudo em um copo com água, em maceração, à noite, por 12 horas. Pela manhã, em jejum, tome a mistura. Repita por 2 ou 3 dias e terá alivio rápido da doença.
4. Ótimo também para diminuir o colesterol é tomar um chá feito com um dente de alho fervido em um copo de água.
..
Observação; o alho se for retirado a parte central, aquela que parece ser a semente, não ficará cheiro no hálito, recomendo ser engolido sem mastigar, como comprimido, no natural, inteiro.

# # # 
.
.

10 comentários:

ValériaC disse...

Que maravilha os inúmeros benefícios do alho e do azeite amiga... e o melhor de tudo...é natural.
beijos...
Valéria

M. disse...

Dieta mediterranica, pois então:)

Minha cara alho gosto e de azeite também...

Tem contrindicações o alho...Para as ultrapassar é obrigar o parceiro a ingerir também:)

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Há pessoas que podem pensar que "isto é balela"...mas não! Está comprovado! Há quem engula um alho como so fosse um comprimido, para tratamento. O azeite, o bom azeite e felizmente Portugal tem bom azeite.
É uma gordura natural e eu uso tanto um como outro bastante ,nas minhas refeições!
Obrigada pelas dicas.
Beijocas
Graça

Sempre Que Penso... disse...

Interessantíssimo! Estou querendo muito emagracer. Relerei melhor e vou aderir uma dessas dicas pro meu dia-a-dia!

A quanto tempo voce ao aparecia heim?! Bom lhe ver! ;D
Abraços!!

gota de vidro disse...

Gostei muito desta tua postagem
Realmente o alho e azeito são óptimos e ajudam muito Não só à circulação como a várias outras coisas como explicas.
Eu mesma já usei o alho quando a minha tensão estava um pouco elevada.

Todos deviam ler esta postagem, pois ajuda muito

Bjitos da gota

Penélope disse...

Eu adoro essas reportagens que sempre estão a nos ensinar um pouco de tudo.
Obrigada amiga, pelo seu carinho deixado nas minhas páginas.
Abraços

Lilá(s) disse...

Gosto bastante do paladar do alho, só não gosto do hálito que deixa... rsrsrrs
Beijinhos

maria claudete disse...

Otima postagem Val, os benefícios do Alho são inúmeros, mas confesso, não conhecia sua ação emagrecedora , e a dica para não ter mau hálito foi beleza! Abraços.

Cristina disse...

Oi Valquiria!!!

Muito obrigada pela maravilhosa dica!!!
Meus pais são turrões em se tratando de se cuidar...nada como um alimento com tantos beneficios,não gosto de alho,mas diante de tantas coisas boas,vou experimentar!!!Azeite é bem mais fácil...acho delicioso.Boa Dica!!!

Um grande Beijo

Nádia Dantas disse...

Nossas avós já sabiam...
Realmente, o alho tem grande poder e junto ao azeite, combinação perfeita!
Bjs