Bem vindos!

...............
Mensagens


Paulo Afonso Encantado! (Fotos)

As gravações da novela global, Cordel Encantado, encontraram em Paulo Afonso o cenário perfeito para expor a beleza e a vida no Sertão.
Redação
redacao@ozildoalves.com.br


Crédito: João Tavares

Por Natália Cleuber
jornalistanataliacleuber@gmail.com

As belezas de Paulo Afonso/BA, por várias vezes, conquistaram espaço nas telinhas brasileiras, a exemplo das gravações da minissérie global, Lampião e Maria Bonita (primeira versão lançada em 1982 e reapresentada em 1984, 1988, 1990 e 1991), da novela da extinta emissora Rede Manchete, Mandacaru (1997), e das mais recentes novelas globais, Senhora do Destino (2004) e Cordel Encantado (2011) realizadas em cenários pauloafonsinos. Sem falar de reportagens sobre o município veiculadas nos programas Domingão do Faustão, Ana Maria Braga, Eliana e Vídeo Show, dentre eles os saltos de Sabiá, esportista de aventura e especialista em saltos de base jump (saltos de paraquedas em curta altura como prédios e montanhas).
Seu grande diferencial é a imensidão de água em meio ao sertão nordestino. Esta contradição se entrelaça formando paisagens deslumbrantes, encantando a todos que visitam Paulo Afonso.
O rio São Francisco e as comportas erguidas, no ano de 1948, pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) às margens deste rio, transformaram a cidade em uma "ilha construída pelo homem", o que acaba sendo mais um diferencial para a cidade, que também é conhecida como "Capital da Energia", por causa das cinco usinas da Chesf (PA I, PAII, PAIII, PA IV e Apolônio Sales), além da Usina Piloto.
O Cânion do rio São Francisco e a caatinga, o Raso da Catarina, os passeios de catamarã e a visita à Serra do Umbuzeiro ou à casa onde morou Maria Bonita, companheira do cangaceiro mais famoso do Brasil, Lampião; as cachoeiras do Complexo Hidroelétrico e o passeio de teleférico com vista para a Furna dos Morcegos, a culinária que vai da carne de bode ao filé de tilápia, o artesanato local e os esportes de aventura. Tudo isso se pode encontrar em Paulo Afonso.
Além de possuir todo este atrativo turístico, o município está situado na divisa dos Estados da Bahia e Pernambuco e de Alagoas e Sergipe. Chegando a Paulo Afonso, é possível visitar estes três estados rapidamente. As últimas pesquisas do IBGE (2010) informam que a cidade possui 108.396 habitantes e foi inclusa, recentemente, pelo Ministério do Turismo, como uma das 115 cidades destino indutor do Brasil.
Bonita, desenvolvida, jovem e encantadora, aos 53 anos de emancipada, Paulo Afonso volta à mídia nacional e se mostra para o mundo. As gravações da novela global, Cordel Encantado, encontraram em Paulo Afonso o cenário perfeito para expor a beleza e a vida no Sertão. Nas trocas de cena da novela, as imagens do Cânion, da Ilha do Urubu, da Serra do Umbuzeiro, do Raso da Catarina e da caatinga chamam a atenção do telespectador.
Inicialmente, a idéia original dos produtores da novela, que estiveram várias vezes em Paulo Afonso, identificando locações para esse folhetim das 18 horas, era a gravação de várias cenas, inclusive a abertura de Cordel Encantado nas paisagens pauloafonsinas. Nesse tempo a novela tinha ainda o título provisório de "Pisa na Fulô" e a abertura seria na Baixa do Chico, no Raso da Catarina. As dificuldades de acesso e deslocamento de grande número de atores e figurantes e de muitos e pesados equipamentos fizeram a direção mudar de idéia. Mas não abriram mão de mostrar estas belezas da região e, para isso, uma equipe passou vários dias em Paulo Afonso capturando essas imagens que fazem as transições de cenas desta novela que já se consagrou com uma das maiores audiências globais no horário das 18 horas.

Conheça um pouco destes belos cenários das terras pauloafonsinas:

 
 
 
 





































Crédito imagens: João Tavares (Acervo Prefeitura de Paulo Afonso)
Fonte: http://www.ozildoalves.com.br/internas/read/?id=10213
................................................................................................................................................

Minha origem sertaneja
Meu sangue réptil 
Minha força felina 
Meu dengo brejeiro
Essa sou eu.
Mulher sobrevivente
da caatinga.
Perseverante
insistente.
Mulher que ama
com a sede da terra
pela chuva temporã.
Mulher esperançosa
milagreira
cantada em cordéis
santa princesa.
Mulher parideira
fortalecida
nas batidas de umbus
na carne do bode sobre a cerca
degustadora da fruta do mandacaru.
Mulher
guerreira valquíria sertaneja.
eu.
...
.

Um comentário:

M. disse...

Espantosa paisagem...Vou já!!! lol

No entretanto...fico com a tua escrita:)